PV 9:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é prudência.

domingo, 11 de setembro de 2011

Tesouros em vasos de barro


Na palavra de Deus em várias passagens, 
somos comparados ao vaso de barro.
O VASO DE BARRO
Jeremias 18:6 - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
O BARRO sua matéria-prima. Sabemos que Deus formou o homem do pó da terra.
Gn 2:7. Matéria-prima sem valor, pisada por todos.

O VASO DE BARRO tem incrível poder de CONSERVAR coisas preciosas:• Escrituras: Jeremias 32:14 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Toma esta escritura, esta escritura da compra, tanto a selada como a aberta, e mete-as num vaso de barro, para que se possam conservar por muitos dias;

• Óleo da Unção: Também os vasos de barro eram usados para carregar o óleo da unção para ungir aqueles a quem Deus escolhia.
2 Reis 9:1, 3 Então, o profeta Eliseu chamou um dos discípulos dos profetas e lhe disse: Cinge os lombos, leva contigo este vaso de azeite e vai-te a Ramote-Gileade; Toma o vaso de azeite, derrama-lho sobre a cabeça e dize: Assim diz o SENHOR: Ungi-te rei sobre Israel.

• Guardar perfumes e especiarias de grande valor. Na época de Jesus era comum as pessoas guardarem suas economias em forma de perfumes caríssimos, estes eram armazenados em vasos de barro o que conservava o líquido precioso até que este fosse vendido pelo preço de mercado.

• Água pura: Os melhores filtros de água até pouco tempo eram feitos de barro.

Deus continua escolhendo vasos de barro para depositar seus tesouros.• Isaías 43:2-3 - Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
• 2 Coríntios 4:7 - Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

QUE RIQUEZAS?
1. CRISTO EM NÓS – Colossenses 1:24-27: Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja; da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;
2. A PALAVRA DE DEUS - Isaías 8:16  Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos.
Colossenses 3:16 - Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo;
3. A UNÇÃO, O ESPÍRITO SANTO• Ezequiel 36:26-27 -  Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Lembrar de Isaías 61
• 1 João 2:27  Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.

O QUE FAZER COM O VASO E ESTE TESOURO?
O VASO PRECISA QUEBRAR-SE:O conteúdo por mais precioso que seja para ser utilizado é necessário que seja liberado. Se tratando de vaso de barro, por seu inexpressivo valor (baixo valor), deve quebrar-se para liberar seu conteúdo precioso.
Marcos14:3 – A mulher quebra o vaso de alabastro, libera seu precioso conteúdo, o aroma toma conta do ambiente, contagia todos os presentes.
 Quebrantamento: Tudo que Deus precisa é que nosso homem exterior seja quebrantado para que os tesouros insondáveis de Deus possam ser manifesto entre todos.
• Circunstâncias, lutas, tribulações que passamos de forma vitoriosa
• Vida de humildade diante de Deus e das pessoas.
• Lembrar que somos barro, moldados pela mão de Deus, e sem ele não somos nada.

O CONTEUDO PRECISA SER CONHECIDO DENTRE TODOS.
O mundo precisa conhecer a Cristo, a Sua palavra que já está em nós, e a unção do Espírito Santo que permanece em nós, porém precisamos liberar estas riquezas.
1 Coríntios 2:14-16: Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?
Pr Rafael Zimmermann
Comunidade Vinho Novo
Belém-Pará-Brasil

Nenhum comentário: