PV 9:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é prudência.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como encurtar um deserto?


Para onde Deus tem nos levado nesses últimos dias?

Deus vem e nos chama; logo depois mergulhamos em conhecê-lo e Ele vem e nos mostra que devemos ser verdadeiros adoradores acima de tudo, Glória à Deus, mas depois vêm os problemas.
Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;
e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do farezeu, do heveu e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel.” Êxodo 3: 7a10
Deus viu a aflição e o sofrimento do seu povo; isso fez com que Ele mandasse um servo para tirá-los daquela servidão.
1- Deus vai te usar! Quando vemos onde Ele está e saímos de nossa comodidade em sua direção, Ele vem e nos usa de forma sobremaneira miraculosa. Basta enfrentarmos os nossos problemas e veremos como seremos usados por Deus para fazer milagres assim como foi com Moisés.
2- Deus queria ouvir o clamor daquele povo? Você acha que Deus, hoje, quer ouvir suas murmurações ou o seu clamor?
O povo não deveria estar reclamando, pois viram com seus próprios olhos tudo o que Deus havia feito para tirá-los do Egito com mão poderosa. Deus sabia das suas aflições, porém logo depois eles voltam a entrar por mais aflições e prosseguem murmurando mais e mais:
“não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto,” Hebreus 3:8
Deus quer nos levar a grandes experiências, mas como nós estamos (no dia de hoje) reclamando como fez aquele povo, assim, então, teremos de ir primeiramente ao deserto para, depois herdarmos a promessa.
3- O deserto vem para tirar de nossas vidas todas as coisas ruins que trazemos.
“... Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação; pois quais os que, tendo-a ouvido, o provocaram? Não foram, porventura, todos os que saíram do Egito por meio de Moisés? E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura contra os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.” Hb 3: 15-19
Vemos claramente que no início do versículo 15 o autor nos pede: 'não endureçais o vosso coração'. Enquanto o povo estava com o coração cheio de murmurações não poderiam entrar na terra. Por quê?
Se eles entrassem na terra com a murmuração no coração, até ali no descanso de Deus, eles iram colocar defeitos em tudo como fizeram quando estavam no Mar Vermelho e os carros de Faraó atrás.
Eles tinham acabado de ver que Deus trouxe 10 pragas para o Egito, mas a cada momento de dificuldade era como se fosse a maior de todas e murmuravam a ponto de dizer que Deus os tinha abandonado: 'Viemos para morrer de fome no deserto'.
Quando você está passando por problemas hoje, qual a pergunta ou a frase que mais sai da sua boca?
É algo que libera a sua fé ou é reclamação pelas situações que você tem passado?
Mas Deus quer nos levar a uma atitude diferente; depois, quando o povo morreu, a nova geração teve uma atitude diferente.
“Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos.“ Josué 1:16
Aquele povo já estava calejado! Então, podemos dizer que já tinha se esgotado toda murmuração; já a nova geração teve que aprender desde cedo a confiar em Deus, saber que Ele poderia livra-los de qualquer  situação e que bastaria crer e confiar, pois o resto Deus iria fazer com sua poderosa mão.
Quanto tempo o deserto tem sido algo real e presente em sua vida?
Por que você não consegue ver Deus e mergulhar nas coisas do Espírito e ser um adorador?
Será se a sua vida está cheia de reclamações e você não consegue prosseguir por não acreditar que Deus é capaz de mudar a sua sorte?
Então, quanto mais tempo passamos reclamando da nossa situação, mais tempo vamos viver no deserto em círculos e sem poder herdar o grande plano que Deus tem para as nossas vidas.
Deixemos Deus nos levar ao lugar que Ele tem preparado para nós sem murmuração; e Ele nos honrará, porque nós O honramos com fé incondicional.
Pr Fabiano Prado




Nenhum comentário: