PV 9:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é prudência.

terça-feira, 26 de abril de 2011

A Cura


Cura através da adoração

 

“Ora, descendo ele do monte, grandes multidões os seguiam. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe dizendo: quero, fica limpo!
E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.” Mt 8:1- 3

Neste texto observamos um exemplo muito claro da adoração que gera cura. A primeira vez que se menciona adoração na bíblia é em Gn 22.5, com a atitude de sacrifício que Abraão estava prestes a fazer com a vida de Isaque, ia haver um sacrifício muito difícil.


Definição de Adoração: Estilo de Vida que gera sacrifíco.

Então entende-se que adoração é:


• Sacrificial,

• É um estilo de vida que gera sacrifício,

• É atitude para com meu irmão que gera sacrifício.


Voltando ao texto, Jesus desceu do monte, porque no capítulo 4 e 5, Ele havia subido para passar aos discípulos o governo de Deus.

Nota-se que seguia Jesus uma ‘grande’ multidão', então veio um leproso e o adorou. Como pode naquela época um homem que estava doente com lepra adorar a Deus?

Vamos pensar sobre as dores daquele homem:
1) Enfermo: A lepra é uma doença altamente contagiosa, que apodrece a carne de dentro pra fora.
2) Marginalizado: O leproso não poderia viver socialmente; ao constatar a doença imediatamente ele é arrancado da sua família e colocado fora da cidade onde vivem outras pessoas com a mesma doença.
3) Sem identidade: A bíblia não registra o nome daquele homem, ao que parece aquele homem era rotulado pela sua própria enfermidade, "leproso".

Vejamos algumas atitudes que aquele homem tomou para aproximar-se de Jesus para receber, através da adoração, a cura:

1ª atitude de adoração é enfrentar o problema: sabe-se que o leproso havia sido retirado do meio da sociedade, do arraial e colocado em um local de isolamento. Enfrentar aquela multidão representava enfrentar aqueles que o haviam rejeitado. Isso significa que às vezes, devemos voltar onde fomos rejeitados e enfrentar as dores e as rejeições em busca de Jesus. Quando o leproso entrou no meio da multidão, eles deviam ter dado passagem para ele, mas com o rosto em terra, o leproso teve uma atitude de humildade. Lc 5.12

2ª atitude de adoração é reconhecer Jesus como Senhor: no meio da multidão, mostrar ao nosso próximo que temos um Senhor, um dono.

3ª atitude de adoração é renunciar: “se quiseres”, entende-se o abrir mão do direito, aqui o leproso deixou claro que ele abriria mão até mesmo da cura, pois Jesus era suficiente pra ele, com Cristo ele não precisava de mais nada, só o Senhor basta!

4ª atitude de adoração é a fé: “se quiseres, podes”, aqui vemos que o leproso cria, ele tinha certeza que Jesus podia operar o milagre.

Assim, Jesus estendeu a mão, um ato de favor, Jesus toca e entrega aquilo que ele outrora renunciou. O toque é sinal de carinho, esse toque sara a alma e o corpo daquele homem!

“Quando o homem expressa a fé, 
Deus expressa a Sua vontade”

“Sê tu limpo.”

Nenhum comentário: